"Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro, o louvor e a honra, a glória e o poder para sempre". - Ap 5,13  
 
Pastoral da Comunicação

Dimensões A PASCOM é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade. (Coleção Estudos da CNBB, 75 nº244)

Uma das dimensões da Pascom é a busca da integração em favor da Pastoral de Conjunto, pois, o intercâmbio de relações humanas é capaz de estabelecer uma comunicação maior entre as diversas pastorais, enriquecendo-se mutuamente e também a Igreja.

A ação comunitária da Pascom acontece no interior da Igreja, como modelo de comunicação entre fiéis, pastores, organizações eclesiais, com o uso profissional dos diversos meios.

A Pascom, portanto, procura ajudar na integração e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade, na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo.

Na Diocese

A PASCOM diocesana iniciou-se em 1998, implantada pelo terceiro Bispo Diocesano Dom   Orani João Tempesta, que  com grande espírito de Comunicador ,informatizou a Diocese, as paróquias,deu um grande avanço no Entre redes, e iniciou o processo da criação da Radio Educativa  que hoje  Interativa FM 104.3.

A primeira reunião diocesana registrada em ata, foi no dia 3 de outubro de 1998.

A Pastoral da Comunicação  teve como coordenadores: Marcos Antonio Fàmúno, José Roberto Bignardi, Liliane Ibanhez , Marcia D'Are Lima e atualmente Maria de Lourdes Barbosa Lopes (Lourdinha Barbosa).

Como assessores diocesanos: Pe. Gian Maria Zanzi, Pe. Luiz Carlos de Momes Pinheiro, Pe. Nilton Cezar Reis , Pe. Francisco Aparecido Rodrigues , Pe Irineu  Vendrami. Pe. Leonildo Isauro Pierin que assessor Regional.

A PASCOM está inserida no Regional Sul 1 ( estado de S.Paulo), no sub-regional RP 2 (formado pelas dioceses de Catanduva, Barretos, Jales e São José do Rio Preto) Hoje como representante e coordenadora do setor Marcia D'Arc Lima.

A pastoral, desde 2001, organiza o evento de comunicação em nível de Regional Sul 1 Fórum de Comunicação do Noroeste Paulista - FOCO. Nos moldes do mutirão nacional de comunicação..O  FOCO oferece diversas atividades na área de comunicação, como: rádio, jornal, Internet e redes Sociais, postura ao microfone, música, teatro, oficina de redação, liturgia e comunicação, bem como palestras relacionadas ao tema das Comunicações Sociais do ano.  Faz comemoração a nível diocesano e paroquial o Dia Mundial das Comunicações Sociais, instituído pelo Vaticano, no dia da ascensão do Senhor, anualmente. Também organiza cursos e encontros de formação para os agentes e os que se interessam pelo assunto comunicação. A cada mês, é celebrada uma missa da comunicação pela Rede Vida, em nível de sub-regional RP 2, sempre às segundas-feiras. 

A 1ª Reunião da PASCOM com a coordenadora Lourdinha Barbosa  foi realizada no dia 19 de fevereiro de 2011 às 15:00 horas na Cúria Diocesana.

Dom Paulo Mendes Peixoto como  o quarto Bispo da Diocese , muito tem feito pela PASCOM. e SCD- Sistema de Comunicação Diocesano..

Construiu a nova sede da Rádio Educativa - Interativa FM que entrou  no ar definitivamente  em 2006, com 200 wats de potência, usando o canal 282 E, classe C, faixa 104,3 FM, que tem como diretor técnico responsável Maurício Pereira Martins . Dom Paulo Também não mediu esforços para aquisição de equipamentos de última tecnologia, tanto para a Radio Interativa, como para a construção do site da Diocese e Jornal, para o melhor andamento E PROFISSIONALIZAR os trabalhos na área da Comunicação (SCD). Criou na Diocese  o Sistema de Comunicação  da Diocese SCD .As  matérias relacionadas com a imprensa  foi uma conquista também  de Dom Paulo que convidou o Jornalista André Botelho para ser o assessor de imprensa da Diocese  e do SCD que com grande êxito vem desempenhando esta função .  O Site está sendo alimentado diariamente por profissionais competentes, além das  transmissões de celebrações on-line e gravações  de vídeos  de vários programas e eventos importantes que Acontecem na Diocese, dirigidas pelo Diretor Técnico da Rádio Interativa Maurício Martins  que a cada dia  busca novas tecnologia , aprimoramento do Sistema junto com  toda Equipe de Comunicação.

TEXTO DE LOURDINHA BARBOSA
COORD. DA PASCOM DIOCESANA

OBJETIVOS DA PASCOM :

A PASCOM da  Diocese de São José do Rio Preto além do objetivo de evangelizar através da divulgação dos trabalhos do Sistema de Comunicação Diocesano, Movimentos, Serviços e Pastorais. Articular junto aos mesmos no intuito de proporcionar uma maior Unidade e integração entre as Paróquias e a Diocese.

OBJETIVOS DIOCESANOS

01- Reestruturar a PASCOM, distribuindo funções e compromissos entre os integrantes:
02- Profissionalizar os meios de Comunicação da Diocese:
03- Celebrar Missa em Ação de Graças pelo dia das Comunicações Sociais:
04- Ministrar um curso de Oratória Moderna, Formação sobre PASCOM, oficinas de módulos   na área de comunicação aos Agentes de PASCOM e Pastorais envolvidas na comunicação:
05- Realizar uma confraternização  como forma de integrar as Pastorais junto com a PASCOM:
06- Valorizar os trabalhos da assessoria de imprensa, e toda a equipe do SCD, no intuito de encaminhar as notícias, quando de interesse extra-diocese, para os veículos de comunicação (imprensa escrita, Televisada e radiofônica).
01- Articulação junto a PASCOM paroquiais, a fim de repassar as notícias  para o  Sistema de Comunicação Diocesano e divulgação na programação da rádio educativa, site e jornal da diocese.
02- Criar um  Boletim informativo  ou revista Diocesana para levar a toda diocese e até mesmo a nível de município,formação e informação sobre comunicação,retrato da Diocese  e os fatos importantes  de utilidade pública que acontecem na cidade durante o mês em curso. Informativo ou revista que poderá ser criada e subsidiada por assinantes em nível da Família Cristã.
03- Intensificar a participação do nossos Agentes de Comunicação na Pastoral.


CATÓLICO
ENTRE REDES
    
Artigos de Dom Tomé
Ensino Religioso
Videos Diocesanos
Servicos Diversos
 
Poty